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I Encontro do CRM-DF sobre Comunicação Médica

 

Evento foi realizado para orientar as empresas de comunicação quanto a maneira correta de fazer publicidade médica 

Devido ao número crescente de denúncias registradas no Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF) em relação a publicações indevidas de médicos nos meios de comunicação, a Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (CODAME) que orienta os profissionais quanto à divulgação de matéria que eventualmente os envolva, evitando a autopromoção ou a exposição de seus pacientes, realizou nesta quarta-feira (30), o I Encontro do CRM-DF sobre Comunicação Médica, na sede da autarquia  

O evento foi promovido para as empresas de comunicação que prestam serviços aos médicos e teve como objetivo orientá-los quanto à maneira correta de fazer as divulgações e preveni-los contra os abusos na publicidade. As orientações foram baseadas através das Resoluções do Conselho Federal de Medicina (CFM) n° 1.974/2011 e 2.126/2015, onde o Conselho estabelece os critérios norteados da propaganda em medicina, conceituando os anúncios, a divulgação de assuntos médicos, o sensacionalismo, a autopromoção e as proibições referentes a publicações em redes sociais, entre outros veículos de comunicação.

Na oportunidade, o corregedor do CFM, José Fernando Maia Vinagre, ministrou uma palestra sobre o assunto e falou de temas importantes como o preenchimento de dados obrigatórios em anúncios, o que é vedado ao médico fazer em publicações, anúncio de especialidades, privacidade dos médicos e pacientes, entre outros. Para Vinagre, o tema deve ser amplamente debatido não só com a comunidade médica, mas também entre as empresas de comunicação. “Recebemos diariamente denuncias no CFM de queixas de exercício antiético da Medicina quanto à publicidade, por isso acho importante que o assunto seja tratado”, comentou. O assessor jurídico do CRM-DF, Marco Antônio Medeiros e Silva, também participou do evento e discursou sobre as questões jurídicas.   

Durante o encontro, também foi entregue uma cartilha explicativa, criada pelo CRM-DF, que traz compilações de leis, normas, pareceres e resoluções que regulamentam o assunto. Trata-se de um instrumento de consulta rápida e acessível, que irá auxiliar o médico e as empresas de comunicação em suas dúvidas cotidianas quanto ao assunto. 

 
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