Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
CRM-DF oferece Curso de Ética Médica para residentes

CRM-DF oferece Curso de Ética Médica para residentes

Evento é realizado duas vezes ao ano para médicos residentes da SES-DF

A abertura do LI Curso de Ética, realizado pelo Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF), reuniu cerca de 100 médicos residentes no dia 3 de maio, no auditório da  Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS). O curso ocorrerá durante todo o mês, sempre nas segundas e quartas feiras.  

Buscando ensinar a importância da ética na profissão, o CRM-DF preparou um cronograma com temas atuais que serão ministrados por grandes nomes da medicina e do meio jurídico. Redes Sociais; Dinâmica dos Conselhos de Medicina; Relação Médico Paciente; Publicidade Médica; SVO e Atestado de Óbito; Transplante e Doação de Órgãos; Morte Encefálica; Bases da Bioética e Decisões na Alocação de Recursos Escassos em Saúde; Condições de Trabalho; Sigilo Médico; Erro Médico; Prontuário; Atestado e Relatório Médico e Responsabilidade Civil do Médico, serão algumas das palestras apresentadas.    

Segundo o vice-presidente do CRM-DF, Thiago Blanco Vieira, o Curso de Ética Médica é uma forma de aproximar o conselho dos médicos jovens. "Espero que o curso possa sensibilizar os médicos a interessarem pela atividade conselhal. Tenho otimismo num futuro com mais jovens nos Conselhos Federal e Regionais de Medicina", comentou. 

Para o 1° secretário do CRM-DF e coordenador do curso, Luiz Fernando Galvão Salinas, o curso tem como objetivo engrandecer o conhecimento do médico com situações e casos do dia a dia. “Vocês vão aprender coisas que nunca ouviram durante a graduação, valorizem o que será exposto, pois seguramente servirá para vida profissional do médico. Por isso, participem ativamente”, relatou.  

A primeira aula do curso foi sobre Ética e Redes Sociais - Impacto na Saúde, ministrado pelo Dr. José Fernando Maia Vinagre, Corregedor do Conselho Federal de Medicina (CFM). O corregedor comentou que a internet e as mídias sociais são vistas como aliadas e não como concorrentes dos médicos, no caso dos pacientes que usam a internet para obter informações em saúde. “Metade dos pacientes utiliza a internet como fonte de informação sobre a saúde. Desse total, 25,5% interagiram favoravelmente com o médico; 16% reagiram negativamente.

O corregedor do CFM também comentou as mídias sociais e as normas éticas, onde destacou a resolução do n° 1.931/2009 do CFM (Código de Ética Médica) e a resolução n° 1.974/2011 do CFM (Publicidade Médica) que cita o que o médico pode ou não fazer. “Redes Sociais é um tema muito atual que precisa ser debatido. O CRM-DF foi o pioneiro em realizar o Curso de Ética, depois vários estados também passaram a realizá-lo. Eu sou conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Mato Grosso e nós também o ministramos o curso lá. Acho muito importante que esse conhecimento seja passado aos médicos”, completou.  

No mês de setembro, o CRM-DF deverá realizar mais uma edição do Curso de Ética. O evento é realizado duas vezes ao ano para médicos residentes da SES-DF. 

 

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

© Copyright 2018 Todos os Direitos Reservados
Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 Lote 985 2º Andar, Sala 202 - Centro Empresarial Parque Brasília, Brasília-DF, CEP: 70.610-410
Tel: (61) 3322-0001 Fax:(61)3226-1312,  Expediente (2ª a 6ª feira) - 8h00 às 18h00

FECHAR X