CRM-DF incia o mês com evento sobre Outubro Rosa

O mês de outubro é conhecido pelas diversas ações e atividades realizadas para conscientizar as mulheres e a sociedade em geral sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Pensando nisso, o CRM-DF e a Secretaria de Saúde do Distrito Federal realizaram um evento nesta terça-feira (1º) sobre a campanha Outubro Rosa. Durante a conferência de abertura, o defensor público Ramiro Nóbrega Sant’Ana apresentou os direitos do paciente com câncer. Já o presidente do CRM-DF, Farid Buitrago Sánchez, mostrou dados da doença no Brasil.

Em uma mesa-redonda o tema do debate foi a assistência multidisciplinar ao paciente com câncer de mama. Participaram a odontóloga Andréia de Aquino Marsíglio, a nutricionista Fernanda Bassan Lopes da Silva, o fisioterapeuta Tito Livio Cardoso Barreto e a psicóloga Katarina Maria Matos de Lacerda Segunda.

Também estiveram presentes no evento o secretário de estado de saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto, o diretor executivo da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS), Marcos de Souza Ferreira, e a chefe da Assessoria de Política e Prevenção e Controle do Câncer, Erica Batista de Queiroz Rodrigues.

Toda a visibilidade dada ao assunto tem como motivo o fato de que o câncer de mama é o segundo mais comum entre as mulheres, atrás apenas do de pele não melanoma. Até o final de 2019, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) prevê mais de 59 mil casos no Brasil.

Entre os principais sintomas da doença estão:

- Nódulo fixo e geralmente indolor nos seios;
- Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
- Alterações nos mamilos;
- Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;
- Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.

A detecção desses sinais logo no início e o diagnóstico precoce do câncer elevam as chances de cura e, em algumas situações, por meio de um tratamento menos agressivo.

Por isso, o CRM-DF apoia a campanha Outubro Rosa e recomenda o acompanhamento médico com profissionais especializados.