Comissão de Ética Médica

As Comissões de Ética Médica instituídas pela Resolução CFM Nº 2.152/2016, estão em todos os estabelecimentos onde se exerça a medicina. Nas Instituições onde há Comissão de Ética Médica, por principio existe o equilíbrio entre o fator profissional/ humano e o Institucional/organizacional, o médico e o paciente são amplamente amparados em diversos artigos da Resolução 2.152/2016.

O artigo 5º, sessão I do Capitulo III, que trata da competência das Comissões de Ética Médica, enumera diversos atributos que norteiam as atividades das Comissões. Cabe destacar que as Comissões de Ética Médica são formadas por membros do corpo clínico, escolhidos democraticamente pelos próprios colegas e ratificados pelo Conselho Regional de Medicina.

A Comissão de Ética Médica tem finalidade de fiscalização do exercício da atividade médica, resguardando as condições de trabalho do médico, sua liberdade, iniciativa e qualidade do atendimento oferecido aos seus pacientes.

É atributo da Comissão de Ética Médica, instaurar procedimentos preliminares internos, mediante denuncia formal ou de ofício, agindo preventivamente, atua em conscientizar o corpo clínico quanto às normas legais que disciplinam o seu comportamento ético, e ao paciente, cabe orientar sobre questões referentes à Ética Médica.

Por fim, a Comissão de Ética é também uma extensão do Conselho Regional de Medicina na Instituição, assim sendo, espera-se que execute a tarefa de educar, discutir, divulgar e orientar os profissionais sobre temas relativos à ética médica.

Comissões de Ética Médica eleitas nas Instituições de Saúde recebem o Certificado no CRM:

CRM-DF entrega certificado da Comissão de Ética Médica do Hospital Sarah

Instituições recebem certificado da Comissão de Ética Médica